sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Eu Indico.. #1

 22 de Novembro- Dia do Músico


Dia 22 de Novembro dia de Santa Cecília, considerada padroeira dos músicos, por isso nesse dia se comemora o dia do músico .O músico que pode ser  arranjador, intérprete, regente e compositor... Então para celebrar esse dia no post de hoje eu indico 09 livros para quem assim como eu ama música!

Interpretação da Música(Thurston Dart)


Sinopse:


" Um compositor do século XVIII, XVI, ou XIV, também usou uma notação de acordo com as convenções da sua própria época - portanto, é bem possível que um intérprete do século XX compreenda a sua música de maneira totalmente equivocada, devido a um conhecimento inadequado daquelas convenções, a maioria delas desde há muito obsoleta e esquecida. Thurston Dart, cravista de renome, escreveu este guia para os apreciadores da música composta desde a Idade Média até 1800. É uma obra fundamental, indispensável tanto para intérpretes quanto para ouvintes ou editores de música. "


Notas Musicais do Barroco ao Jazz(Arthur Nestovski)


Sinopse:
O livro propõe outra maneira de ouvir e de pensar a música. Seu texto, cheio de imagens, acrescenta à sugestão de compositores e intérpretes novas sensações em prazeres estéticos. Notas Musicais é uma referência imprescindível de leitura envolvente tanto para quem já conhece, como para quem quer se iniciar na música clássica e popular de qualidade.
onde encontrar; 




Tempestade de Ritmos

(Ruy Castro)

Editora: Companhia das Letras

Sinopse:

Quando Miles Davis morreu, quem reclamou seu corpo: o jazz ou o rock? Quem é o cantor secreto que inspirou João Donato e João Gilberto? Quem inventou a capa de disco? Branco sabe cantar jazz? Em Tempestade de ritmos, Ruy Castro responde a essas perguntas e faz muitas outras revelações.
Ruy começou a escrever na imprensa em 1967, para o então prestigiadíssimo jornal carioca Correio da Manhã, e estreou justamente com um artigo sobre música. Desde então, esse foi sempre um de seus principais assuntos nos meios de comunicação em que trabalhou ("Todos, exceto bula de remédio", como diz o próprio autor).
Em Tempestade de ritmos há uma predominância de artigos sobre música americana, mas ele se orgulha de ter crescido ouvindo os ritmos e gêneros mais díspares, como fox-trots, tangos, boleros, valsas, sambas, choros, marchinhas de Carnaval e muito jazz - e esse seu ecletismo musical se reflete no livro, uma autêntica tempestade de ritmos, sujeita a raios e trovões de informação e humor
.


 História Sexual da MPB
Rodrigo Faour
Editora;Record

Sinopse:


Em sete capítulos, 'História Sexual da MPB' destaca 'O amor na MPB' (falando do amor mal resolvido que permeou a maior parte das letras românticas de nossa música até os anos 60); 'a evolução da mulher', 'a sensualidade e o erotismo', 'o duplo sentido e a sacanagem', 'as canções de apelo gay', 'as transgressões em temas de amor e sexo' e, finalmente, um capítulo em que compara o escândalo provocado pela dança do maxixe na virada do século XIX para o XX, com o funk carioca, entre os anos 90 e o momento atual - mostrando que a hipocrisia continua presente em assuntos de sexualidade, apesar de toda a revolução sexual dos últimos 40 anos. Para relatar a evolução do comportamento afetivo e erótico do brasileiro através de nossa música, Rodrigo Faour ouviu ainda cerca de 70 personalidades, entre letristas, intérpretes, além de psicanalistas e estudiosos de MPB. O livro conta com um encarte, que traz mais de 150 capas de discos representativas das últimas cinco décadas, espelhando a evolução do amor e do sexo na canção brasileira

onde encontrar: www.americanas.com.br


Alucinações Musicais
(Oliver Sacks)
Editora: Companhia das Letras

Sinopse:


Neste livro, Sacks oferece histórias musicais envolvendo pessoas comuns ou portadoras de distúrbios neuroperceptivos. O que se passa com o cérebro humano ao fazer ou ouvir música? Onde exatamente reside o poder, muitas vezes indomável, que a música exerce sobre nós? Essas são algumas das questões que Oliver Sacks explora nesta coletânea de casos, mostrando, por exemplo, como a música pode induzir a estados emocionais que de outra maneira seriam ignorados pela mente, ou ainda evocar memórias supostamente perdidas nos meandros do cérebro. O estudo de casos de pessoas com distúrbios neurológicos ou perceptivos ligados à música reitera a crença de Sacks em uma medicina que humaniza o paciente e tenta, junto com a abordagem clínica, integrar as dimensões psicológica, moral e espiritual tanto das afecções quanto de seu tratamento.

onde encontrar : www.livrariacultura.com.br

Música de Câmera

(James Joyce)

Editora: Iluminuras Editora

Sinopse:

Pela primeira vez traduzido no Brasil, este livro apresenta a poesia do maior escritor do século em língua inglesa. São 36 poemas líricos, escritos entre 1901 e 1904. Raramente irônicos, falam da arte da poesia, de amor e traição, amor e solidão e, como diz Drummond de Andrade, da 'falta que ama'
Onde Encontrarwww.livrariacultura.com. Br


Contos Para Ler Ouvindo Música

(Miguel Sanchez Neto )

Editora; Record

Sinopse:

Em Contos Para Ler Ouvindo Música, cada história tem uma música própria. Pode remeter a outros tempos, mas pode estar acontecendo agora, sempre arrebatando o leitor, enlevando-o pela palavra e intensificando a proximidade entre a música propriamente dita e a literatura. Alguns dos autores são do ramo e escrevem a partir de uma longa experiência, e mesmo os que não se dedicam a profissões afins guardam uma relação profunda com a música.
Onde Encontrar: www.submarino.com.br


Noites Tropicais

(Nelson Motta)

Editora: Objetiva

Sinopse:

Noites Tropicais" é a história de Nelson Motta e de tantos outros personagens da MPB. Um livro de memórias, escrito sem censura, para ser lido de um só fôlego. Uma obra reveladora de um certo período do país e de sua música - sem dúvida a maior contribuição de nossa cultura à beleza e alegria do mundo.
Onde Encontrar: www.saraiva.com.br

Música, Corpo e Alma - Interpretação. A Comunicação Através da Música

(Monique Aragão)

Editora: Rocco

Sinopse:

Música, Corpo e Alma - Interpretação. A Comunicação Através da Música tem como objetivo explicar a função do intérprete na música e a influência de suas emoções na obra de um compositor; mostrar as diferenças entre talento e técnica e a importância de ambos na vida do artista; encontrar formas para definir o que é a beleza e seu papel numa obra de arte.

A autora faz a uso de personagens mitológicos, como Zeus, Narciso, Dionísio e Chronos, que também servem de ferramenta para um passeio pela cultura clássica e pela cultura popular - incluindo-se aí obras de ficção científica, seriado de televisão - para tentar elucidar conceitos como o da genialidade e qual é a motivação para considerar uma música brega ou até mesmo a rejeitá-la por completo.
Onde Encontrar : www.submarino.com.br





Por hoje é só boa leitura e muita música na alma!
 até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário